segunda-feira, 16 de abril de 2018

Décima Terceira aula!

Como nas demais aula, ("décima primeira" e "décima segunda"), o professor seguiu a leitura do escrito "Fernão Capelo Gaivota", de Richard Bach, adentrando na segunda parte do livro.

Além de mais alguns termos acrescentados ao glossário do "Vocabulário" que está sendo construído, tais como:

- Guinchos

Foram analisadas e refletidas as noções, a saber:

- O corpo de Fernão modificou-se. Passou a ser brilhante. Uma pessoa, quando estuda e se torna culta, pode ter o seu corpo também modificado?

Os estudantes responderam que sim, pois uma pessoa que, por exemplo, aprende a se alimentar corretamente, pode emagrecer, ou, segundo os estudantes, o que também é verdade, uma pessoa pode com base nisso, engordar; ter, enfim, o peso ideal.

Alguns citaram até que, em alguns casos, as pessoas modificam até o jeito de vestir a partir do momento em que adquirem mais cultura.

- O professor questionou dos estudantes a respeito de como eles interpretavam a passagem em que o autor descreve o fato de que as gaivotas, neste novo lugar onde está Fernão, serem silenciosas.

Muitos externaram que, quem quer estudar precisa de silêncio: nada de guinchos!

- Outro aspecto levantado pelo professor foi o de, neste novo lugar, haver poucas, pouquíssimas gaivotas: por que tão poucas?

Os estudantes responderam que isto é assim, porque na grandessíssima maioria das vezes, poucas são as pessoas que querem estudar; acham chato.

Neste ponto, o professor citou a história de Malala que, em seu país, fazia questão de estudar; o que lhe custou caríssimo; no Brasil, diferentemente, muitos são os que têm esta opinião, a de que estudar é enfadonho: quanta diferença!

- O professor chamou a atenção dos estudantes para o sentido por detrás da passagem em que Bach escreve, que: "Uma noite, as gaivotas que não praticavam o voo noturno juntaram-se na praia, para pensar" e questionou: "vocês já foram convidados por algum professor para parar e pensar?".



- A última noção da aula foi a da perfeição, que emerge do escrito, em passagens como:

"Aqui havia gaivotas que pensavam como ele. Para cada uma delas o mais importante na vida era olhar em frente e alcançar a perfeição"

"há uma coisa chamada perfeição"

"nosso objetivo na vida é encontrar essa perfeição e levá-la ao extremo."

"a perfeição não tem limites"

"As gaivotas que desprezam a perfeição por amor ao movimento não chegam a parte alguma [...]. As que ignoram o movimento por amor à perfeição chegam a toda parte [...]"

O professor solicitou que os estudantes externassem o que interpretavam das passagens acima.

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